segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

# ainda mais micro

a nova coleção da Frappé (ainda em desenvolvimento) será ainda mais micro do que a coleção de lançamento (que já foi mini micro. então vocês devem estar imaginando que sera uma coleção só com uma ou duas peças…. e acertaram!). mas serão só duas peças de roupa [e pra começar né gente, pois de acordo com as vendas ela pode ir aumentando], porque agora que a DeaFlor se uniu à Frappé, teremos também acessórios de cabelo que são puro luxo!].

minha vontade é de produzir e vender um guarda-roupa completo! e eu cheguei mesmo a desenhar mais de quinze roupitchas para essa próxima coleção, mas meu lado empresária e empreendedora teve que tomar as rédeas da situação antes que meu lado criativo me jogasse dentro de um buraco negro. (imaginem um estilista viajando na maionese e o dono do negócio brigando e tentando colocar os dois pés dele no chão. foi mais ou menos isso o que aconteceu durante quase um mês aqui na Frappé, sendo que o estilista e o dono do negócio são a mesma pessoa, eu!)

li uma frase no twitter que reflete isso muito bem: como dono de um negócio você pode fazer o que quiser, mas não pode fazer tudo. porque é preciso ter FOCO para fazer as coisas acontecerem de verdade, e essa é uma das palavras-mágicas da Frappé para 2010.

fiquei muito feliz com o sucesso da primeira coleção. embora tenha sido minha estréia, lançamento da marca e [eu] tenha tido váaaarios problemas com fornecedores, as peças praticamente esgotaram! (a tiragem foi pequena, é verdade, mas para colocar  em prática o conceito de exclusividade, a Frappé não poderia ter começado diferente). agora  chegou o momento de focar, para transformar os erros em aprendizados e o hobby em negócio de verdade.

para isso, o primeiro passo foi buscar novos fornecedores para trabalhar. mais experientes, com qualidade superior e com condições de atender a demanda da Frappé (que ainda é bem pequena, comparada a uma Farm & Triton da vida). aí precisei aumentar a grade e produção inicial das peças [em vez de fazer picado, agora preciso fazer uma leva maior de uma só vez].
o lado bom é que na nova coleção a Frappé terá uma grade completa, para não deixar ninguém passando vontade só porque não tem o seu tamanho. e como a produção não será mais picada, o investimento inicial tem que ser maior [o que me deixa de cabelos em pé], mas em compensação as idas-e-vindas do fornecedor diminuem [ufa!].

os outros passos conto para vocês em um próximo post, porque esse já ficou enorme. bjo, bjo!

4 comentários:

Sabrina Machado disse...

não vejo a hora de conhecer a coleção!

bjo

frappé disse...

=]

Glauber disse...

Te desejo toda sorte do mundo nesse novo desafio! Vc merece! Bjo grande

frappé disse...

agora eu quase choro, gláuber. obrigada pelo desejo e pela sorte. muá!