quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

# spfw

esse ano recebi um convite para ir ao são paulo fashion week [convite de pobre, é verdade, porque não dava direito a ver nenhum desfile, mas já foi um começo, não é mesmo minha gente?]. como o convite veio com duas pulseirinhas, convidei meu amigo e fotógrafo da frappé @adamsfast para conferir o lounge da v_smoking [da marca de cigarros virgin slim , que foi quem enviou os convites] e a pop-up store [porque era só o que dava pra ver com o tal convite]. mas só de colocar os pés no pavilhão da bienal & me inspirar com os looks dos fashionistas, estilistas, modelos e reles mortais que marcaram presença por lá valeu à pena.

esse ano o evento contou com duas "exposições", uma com camisetas [que não achei láaaaa essas coisas] e outra com uma vídeo-instalação muito bacana. as pessoas eram convidadas a digitar uma palavra em alguns terminais com computadores que estavam disponíveis e eles rastreavam todas as imagens do flickr que batiam com a palavra digitada e formava um vídeo em looping. claro que na minha vez digitei frappé! não consegui filmar, mas fiz uma fotinho pra dividir com vocês.



ir ao evento também me fez refletir sobre isso de moda comercial x moda conceitual [tema de um bate-papo que tive semana passada com um fornecedor by the way]. e para mim toda moda é comercial, porque se uma peça não é feita para vender não é moda, é obra de arte [uma visão bem publicitária, eu sei hahaha].

alguns estilistas produzem peças que não serão comercializadas para desfilar nas passarelas do spfw. há pouco tempo atrás eu era tão radical que achava que esse tipo de atitude era uma enganação para o consumidor e a platéia do desfile, mas mudar de lado [deixar de ser só consumidora para ser produtora-estilista-empresária] me tornou mais flexível. e hoje vejo essas peças como obras de arte criadas para transmitir o conceito da coleção, que é algo mais artístico e subliminar do que as roupas que integrarão a coleção, embora seja o ponto de partida e inspiração para ela. alguém concorda? discorda? não diz nada?

Nenhum comentário: