sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

# behind the wall

aproveitei a viagem de férias para abastecer a biblioteca do home ateliê com referências bacanas e diferentes. livros e revistas que não fazem parte do mainstream do mundo da moda, mas capazes de abastecer a alma com um ponto de vista diferente e inspirar a mente com criações surpreendentes [ou às vezes só fofas & chiques mesmo].

um dos livros preferidos que trouxe na bagagem é o Off The Wall, composto por fotografias de moda clicadas por Gunter Rubitzsh na Alemanha Oriental entre 1964 e 1980. as fotos não possuem legendas ou datas [o que faz com que fiquemos “boiando” um pouco], mas a cores, estampas e composições são chiques, retrôs e inspiradoras. ponto alto: as padronagens lindas dos tecidos e o corpitcho das modelos, lindos e bem mais próximos da vida real do que o padrão que vemos hoje em dia nas passarelas. tem para vender aqui.









quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

# spfw

esse ano recebi um convite para ir ao são paulo fashion week [convite de pobre, é verdade, porque não dava direito a ver nenhum desfile, mas já foi um começo, não é mesmo minha gente?]. como o convite veio com duas pulseirinhas, convidei meu amigo e fotógrafo da frappé @adamsfast para conferir o lounge da v_smoking [da marca de cigarros virgin slim , que foi quem enviou os convites] e a pop-up store [porque era só o que dava pra ver com o tal convite]. mas só de colocar os pés no pavilhão da bienal & me inspirar com os looks dos fashionistas, estilistas, modelos e reles mortais que marcaram presença por lá valeu à pena.

esse ano o evento contou com duas "exposições", uma com camisetas [que não achei láaaaa essas coisas] e outra com uma vídeo-instalação muito bacana. as pessoas eram convidadas a digitar uma palavra em alguns terminais com computadores que estavam disponíveis e eles rastreavam todas as imagens do flickr que batiam com a palavra digitada e formava um vídeo em looping. claro que na minha vez digitei frappé! não consegui filmar, mas fiz uma fotinho pra dividir com vocês.



ir ao evento também me fez refletir sobre isso de moda comercial x moda conceitual [tema de um bate-papo que tive semana passada com um fornecedor by the way]. e para mim toda moda é comercial, porque se uma peça não é feita para vender não é moda, é obra de arte [uma visão bem publicitária, eu sei hahaha].

alguns estilistas produzem peças que não serão comercializadas para desfilar nas passarelas do spfw. há pouco tempo atrás eu era tão radical que achava que esse tipo de atitude era uma enganação para o consumidor e a platéia do desfile, mas mudar de lado [deixar de ser só consumidora para ser produtora-estilista-empresária] me tornou mais flexível. e hoje vejo essas peças como obras de arte criadas para transmitir o conceito da coleção, que é algo mais artístico e subliminar do que as roupas que integrarão a coleção, embora seja o ponto de partida e inspiração para ela. alguém concorda? discorda? não diz nada?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

mademoiselle chanel.


acabou ontem o seriado coco chanel, transmitido pelo gnt, e fiquei órfã. não bastasse a maravilhosa shirley maclaine encarnando a musa com perfeição, os figurinos objetos-de-desejo e a lição de classe e obstinação, acho que vai realmente me deixar com a sensação de vazio é não ver mais o comercial do seriado duas mil e quinhentas vezes ao dia. porque na última semana uma fala de coco que aparece no comercial se tornou meu mantra de 2010. oquei, não me lembrarei das palavras exatas, mas [sobre seu desastroso primeiro desfile de retorno ao mundo da moda] coco fala que não irá desistir porque, embora ninguém acredite nela, uma pessoa muito importante ainda confia e acha que ela é capaz. e essa pessoa é ela!

afinal de contas, só nós mesmos sabemos do que somos capazes ;]

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ano novo, post novo.

o ano já começou num corre-corre tão loucamente delicioso que ainda nem deu tempo de desfazer a mala das férias e dividir as novidades com vocês. mas em breve darei um jeito nisso ;]

a frappé está passando por uma pequena reformulação [tão nova e já precisa de plástica hahahaha that's life] e o blog também vai ter uma repaginada para acompanhar o novo ritmo, então a partir de hoje esperem encontrar por aqui:

* desabafos & aprendizados do back stage - como a frappé ainda é muito pequenininha, hoje ela é feita basicamente por mim [sócia proprietária estilista produtora secretária & office boy/girl] e váaarios fornecedores. não é fácil começar um negócio do zero sem ter nenhum amigo ou pessoa querida da família com experiência para ajudar, por isso decidi compartilhar aqui essa experiência pela qual estou passando, para que os amigos queridos possam acompanhar, para que as lovely clients possam conhecer um pouco mais a marca [o lado maravilhoso e o lado sem glamour também] e para que as pessoas que estão passando por esse mesmo momento possam se identificar, aprender junto, tirar dúvidas e [porque não] encontrar um pouco de força e apoio quando precisarem.

* fotos, músicas e fatos que fazem do home ateliê da frappé um lugar deliciosa para se trabalhar e outras coisitas que servem de inspiração para as coleções.

* brindes, sorteios & promoções - ainda vai demorar um pouquinho para sair do papel, mas queremos agitar os acessos ao blog e ao twitter @frappebr e dividir com vocês as fofuras que são criadas por aqui.

* uma coleção menor mas muuuito especial, e com a grade de tamanho completa - nossa primeira coleção foi tamanho único, e muitas clientes ficaram tristinhas por não encontrarem a peça que gostaram no tamanho que queriam. esse ano ninguém vai mais ter esse problema ;]

* união da frappé com a DeaFlor - um assunto tão longo que vai precisar de um post só pra ele, fica aqui o teaser =P

ufa! agora preciso voar, pois tenho uma reunião para fazer os ajustes finais num vestidinho lindo da nova coleção. bjo! bjo!